PETG - Tudo o que precisa de saber para imprimir

PETG - Tudo o que precisa de saber para imprimir

Monday, Apr 26, 2021 0 comment(s)

Guida para impressão em PETG - Settings e dicas.

Aprenda como ter sucesso na impressão 3D PETG! 

Leia cinco dicas simples para aperfeiçoar suas configurações de impressão PETG. 

(fonte: All3dp)


PETG: Uma opção forte


Se impresso com sucesso, o PETG tem um desempenho incrivelmente bom (Fonte: All3DP)



O PETG, abreviação de polietileno tereftalato glicol, é um plástico extremamente resiliente, resistente à temperatura e a impactos, frequentemente usado em impressão 3D FDM. Este é um material é complexo, algo caprichoso nos settings  mas que quando impresso com sucesso excede normalmente as expectativas dos utilizadores.

Aqui, iremos mostrar como imprimir com sucesso com PETG e ajudá-lo a solucionar problemas comuns. Embora a impressão com PETG seja certamente menos desafiadora do que com ABS, ela tem suas ressalvas, que abordaremos.

 



Ajustando as configurações de impressão



Ajuste suas configurações para um desempenho ideal (Fonte: Thomas Sanladerer via YouTube )

 

Para começar, abra o software de slicing para aceder às configurações de impressão. Aqui poderá ajustá-los ao seu filamento PETG para obter os melhores resultados.

Configurações iniciais:

Se o seu software já tiver perfis de materiais PETG integrados, eles serão um ótimo lugar para começar. Caso contrário, pode selecionar as  suas configurações normais de PLA e fazer algumas alterações:

1. Aumente a temperatura do bocal de impressão de acordo com as recomendações do fabricante (geralmente entre 220 e 260 ° C)
2. Aumente a temperatura da plataforma de impressão de acordo com as recomendações do fabricante (geralmente entre 50 e 85 ° C)
3. Diminua as velocidades do ventilador para algo na faixa de 20-50%

Afinação:

Usando as configurações descritas acima, tente imprimir uma peça de teste . Duas coisas que notará imediatamente sobre o PETG é que ele é muito sujeito a fios (stringing) e o arrefecimento excessivo pode delaminar as camadas.

Usando a peça de teste, altere as configurações de impressão:  se as camadas não aderirem entre si, diminua a velocidade do ventilador ou aumente a temperatura de impressão. Se a o stringing for exagerado, aumente a velocidade de impressão e/ou a distância de retração. Se as peças estiverem curvadas ou deformadas, diminua a temperatura de impressão.

Para obter mais ajuda no diagnóstico destes problemas  de impressão, você consultar este guia de solução de problemas .Continue afinando os settings até ficar satisfeito com os resultados. Se os problemas persistirem, as seguintes dicas poderão ser úteis.

 


Dica nº 1: use cola em bastão ou laca



PETG pode aderir muito bem a PEI e vidro (Fonte: Thomas Sanladerer via YouTube )


Normalmente, os  sticks de cola ou spray de adesão são aplicados nas superfícies de impressão para ajudar as peças a aderirem na plataforma quando a adesão for fraca. O PETG, no entanto, muitas vezes adere demasiado bem na superfície, o suficiente para que ao retirar a peça da impressora se arranquem  pedaços da plataforma, coladas na sua peça impressa!  Assim deverá usar a cola em stick ou um spray, não como agente de adesão mas como um agente de desmoldagem. Por isso  evite imprimir  diretamente na superfície da sua plataforma de impressão seja ela uma pelicula de  BuildTak , PEI ou vidro . Se usar um material de intermeio, as suas peças sairão facilmente e não com pedaços de sua preciosa superfície de impressão.

 

 

Dica nº 2: obtenha a retração certa



PETG tem tendência a encadear (Fonte: Thomas Sanladerer via YouTube )

 

Como já explicado, o PETG tem uma alta tendência a enrolar e escorrer. E a resiliência deste material torna os fios de plástico derretido difíceis de quebrar, levando ao stringing: teias de fios que emanam das impressões.

Isso pode ser atenuado pelo ajuste adequado das configurações de impressão, descritas anteriormente. Em particular, tente aumentar a distância de retração, velocidade de retração e velocidade de deslocamento, dentro de limites razoáveis.

Finalmente, se tudo mais falhar, uma pequena ajuda de uma pistola de ar quente pode cuidar de todas as cordas restantes.

 


 

Dica nº 3: evite a separação entre camadas



Impressões PETG podem ser divididas em camadas (Fonte: Literallygeoffery via Reddit )

 

Se estiver fazendo a transição do PLA para o PETG , poderá descobrir que o PETG pode rachar  com bastante facilidade entre camadas. Embora o PLA beneficie de grandes quantidades de arrefecimento, o PETG pode sofrer deste simtomo se arrefecido muito rapidamente. Se as camadas de impressão começarem a se separar ou rachar, reduza a velocidade do ventilador. O PETG mantém sua forma em temperaturas muito mais altas do que o PLA pelo que os detalhes e formas complexas do seu modelo ficarão nítidas. O arrefecimento reduzido dará tempo ao plástico extrudido tempo para aderir totalmente ao resto do modelo.

 


Dica nº 4: dê espaço às estruturas de suporte



Se você não der espaço para os apoios, sua impressão pode ficar assim! (Fonte: Hubs 3D )


Como acontece com qualquer outro material de impressão FDM, alguns modelos impressos em PETG podem exigir estruturas de suporte .

No entanto, uma vez ajustado para a adesão da camada , o PETG pode aderir muito bem a si mesmo, tornando os suportes difíceis de remover. Você pode querer mergulhar nas configurações mais avançadas do seu software de corte e aumentar a distância entre as estruturas de suporte e seu modelo real (“Suporte Z Gap” ou similar).

 


Dica nº 5: mantenha-o seco



Usar uma caixa seca pode produzir melhores impressões (Fonte: Becky Stern via YouTube )

 

Depois de imprimir PETG por um tempo, você pode começar a notar uma deterioração na qualidade e resistência da impressão. Isso porque o PETG é higroscópico , o que significa que ele absorve facilmente a humidade do ar. Essa humidade deteriora o próprio material e pode estragar um carretel de filamento, se deixado mal acondicionado.

Como tal, mantenha seu filamento armazenado num ambiente seco , como  seja num saco hermético ou uma caixa  com de pacotes dessecantes . Isso deve preservar o filamento e evitar que ele absorva humidade do ar.

Se o seu filamento tiver humidade, pode secá-lo com um forno regulado a 60 ° C. Deixe o carretel no forno por algumas horas enquanto a humidade eliminada.

Boas impressões!


Leave Your Comment